segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Estresse pós-traumático


Já ouviu falar ou já passou/passa por isso?

Trata-se de um transtorno, um distúrbio de ansiedade caracterizado por um conjunto de sinais e sintomas físicos, psíquicos e emocionais em decorrência de o portador ter sido vítima ou testemunha de atos violentos ou de situações traumáticas que, em geral, representaram ameaça à sua vida ou à vida de terceiros.

Ex: Uma pessoa que sofreu um atropelamento em determinada rua, e não consegue mais atravessar no mesmo lugar, porque a imagem do acidente se torna real e viva em sua mente, causando uma crise de pânico.

Vítimas de tragédias, doenças, perdas, traumas diversos, podem portar esse tipo de distúrbio, que se caracteriza também em pensamentos recorrentes que remetem à lembrança do trauma.

Alguns sintomas são taquicardia, sudorese, tonturas, dor de cabeça, distúrbios do sono, dificuldade de concentração, irritabilidade, hipervigilância.

São opções de tratamento terapia e a indicação de medicamentos ansiolíticos, quando necessários.

É bom ressaltar que muitos não são predispostos a desenvolver esse tipo de transtorno. 

Um bom remédio alternativo para esses momentos de crise e pânico é a FÉ.

Onde há FÉ não há MEDO. Segundo em frente, com fé em Deus, e tentando se desligar dos traumas passados, assim devemos viver.

Fiquem com ELE, e até a próxima.


Um comentário:

  1. Sei bem o que é isso...a Dengue deixou marcas em mim, sofro na pele ainda tudo q passei e sou dominada pelo medo de pegar novamente essa doença.Só Deus mesmo em nossas vidas pra nos dar forças e o conforto. Arrasou Luh, como sempre...beijos

    ResponderExcluir